Associação dos Amigos do Casarão da Várzea • Associação de Pais e Mestres do Colégio Militar de Porto Alegre
Slider
Slider

CMPA é destaque na Unesco Center for Peace (UCP) Summer Camp

De 19 de julho a 1° de agosto, alunos do Clube de Relações Internacionais do Colégio Militar de Porto Alegre (CRI/CMPA), com o apoio da AACV-APM/CMPA, marcaram presença no Unesco Center for Peace (UCP) Summer Camp.

Além de participar da Simulação Internacional UCP IMUN (Modelo de Nações Unidas - MUN), também assistiram palestras, conferências e apresentações culturais.

A simulação online de Modelo de Nações Unidas ocorreu durante os últimos quatro dias do evento, por meio do aplicativo Zoom, na qual cada aluno representou um país em um comitê com um tema específico, relacionado à pandemia da COVID-19.

Os debates e todo o funcionamento do evento foram totalmente em inglês, com mais de quatrocentos participantes de diversos países do mundo.

Os alunos que representaram o CMPA na Simulação Internacional no Modelo de Nações Unidas da UNESCO, foram:

1. Al Adara, do 3°Ano, na ILO (International Labor Organization), representando o Sr El-Mahfoud Megateli;

2. Al Gabriela Maranhão, do 3° Ano, na OAS (Organization of American States), representando os Estados Unidos da América;

3. Al Giovanna Macedo, do 2°Ano, na FAO (Food and Agriculture Organization), representando os Estados Unidos da América (agraciada com o prêmio de “Best Position” - melhor posicionamento no comitê da FAO);

4. Al Pedro Zimmer, do 2°Ano, na NATO (North Atlantic Treaty Organization), representando os Estados Unidos da América (agraciado com o prêmio de “Outstanding Delegate” - delegado destaque do comitê da NATO) ;

5. Al J. Pedro, do 2°Ano, na OAS (Organization Of American States), representando o México;

6. Al Daniel Joshua, do 2°Ano, no IMF (International Monetary Fund), representando a Ucrânia; e

7. Al Nathan, do 2°Ano, na OAS (Organization Of American States), representando o Uruguai (agraciado com o prêmio de “Best Position” - melhor posicionamento no comitê da OAS).

 

Simulação online

Numa simulação de modelo de Nações Unidas (MUN), os alunos representam e defendem o ponto de vista de países em diferentes comitês de organismos da ONU, entre outros.

Na simulação online, tipo MUN, no Unesco Center for Peace Summer Camp, que teve a presença de alunos do CMPA recentemente, cada aluno representou uma delegação em seu respectivo comitê nesses moldes.

Na IMUN Unesco Center for Peace, cada comitê contou com cerca de vinte participantes, a fim de debater temas específicos.

No comitê da FAO (Food and Agriculture Organization), a representante do CMPA, aluna Giovanna Macedo, simulou como delegada dos Estados Unidos da América sobre o tema “Impactos da pandemia da COVID19 na produção de alimentos e no objetivo das Nações Unidas de conquistar a fome zero até 2030”.

No começo da simulação, os delegados da FAO criaram um projeto para diminuir a fome, malnutricão e aumentar a distribuição de alimentos no mundo, valorizando e ensinando trabalhadores de países vulneráveis a usar a agricultura de forma efetiva e sustentável. Com o lema “Our future is Agriculture (Nosso futuro é a agricultura)”, os delegados fizeram um vídeo para divulgar seu projeto.

Nesta alto desta matéria foi compartilhado apenas uma parte desse vídeo. Para assisti-lo na íntegra, clique no link: https://youtu.be/t5DiUAQyW9g