Cabeçalho
Associação dos Amigos do Casarão da Várzea • Associação de Pais e Mestres do Colégio Militar de Porto Alegre

Palavras de despedida do Cel Prof Gilberto Machado da Rosa

Em 05 de novembro, despediu-se do CMPA o Cel Prof Gilberto Machado da Rosa, após mais de 25 anos de uma profícua vida profissional no Velho Casarão da Várzea.

Antigo Aluno formado no CMPA em 1967, veio para o Colégio como Assistente Secretário (Subcomandante) nos anos 90 e, mesmo nessa função, dava aulas de Desenho aos alunos que via em dificuldade, especialmente aos internos, tendo compilado um valioso polígrafo para explicar facilmente a matéria.

Posteriormente, já na reserva como PTTC, passou à docência da Cadeira de Desenho e, por muitos anos, foi o grande batalhador para que esta importante disciplina permanecesse no currículo do SCMB.

O Cel Gilberto sempre esteve envolvido nas ações da AACV. Em 1999, para resolver uma situação delicada ocorrida, candidatou-se e foi eleito Presidente da Associação, tendo o Cel Leonardo RC Araujo como seu Vice-Presidente.

Desde o final dos anos 90, organiza a Reunião Anual dos Oficiais PTTC com o Comandante e Antigos Comandantes, importante atividade de congraçamento que reúne a velha guarda dos professores e comandantes com aqueles que estão na "ativa". Por várias vezes, a Reunião contou com o prestígio da presença do Comandante Militar do Sul, especialmente quando este era AA do CMPA.

Como Decano dos Professores, "função" que assumiu com competência e maestria há vários anos, tornou-se um "algodão entre os cristais", contribuindo decisivamente para resolver ou minimizar danos nos casos mais difíceis havidos nas relações interpessoais e também nas institucionais, intra e extramuros. Era uma palavra requerida, ouvida e respeitada em qualquer situação.

Ainda como Decano, reestruturou e dinamizou o Instituto dos Docentes do Magistério Militar - Seção CMPA, que voltou a reconhecer os méritos e agraciar professores e outros profissionais com medalhas Marechal Trompowski e Diplomas Benjamin Constant.

Além de sua carga didática normal, todos os anos se voluntariava para dar aulas sobre o Exército Brasileiro, sobre valores éticos e morais e sobre a nossa Pátria aos soldados recrutas e aos alunos do CFR e do C Prep EsPCEx.

Com uma voz potente e um jeito particular de tratar os alunos, a quem atribuía senhoria e conhecia pelo nome completo, o Cel Gilberto, além da grande competência na cátedra, caracterizou-se por ser um professor que exigia respeito e disciplina de seus alunos, mas de uma forma natural e carismática, dedicando-se a eles e os conduzindo pelo próprio exemplo. Na sala de aula, ensinava muito mais do que Desenho, levando lições de vida e de verdadeira cidadania aos jovens estudantes.

Suas palavras, atos, postura e vibração foram um espelho para seus alunos, muitos dos quais abraçaram a Carreira das Armas ao vê-lo, ao ouvi-lo e ao mirar-se em seu exemplo de pessoa e de militar.

Eleito como Paraninfo do 9º Ano por diversas vezes, é um dos poucos mestres do Ensino Fundamental também homenageado por turmas de formandos do 3º Ano.

Ao Cel Gilberto, o nosso reconhecimento e a nossa mais caprichada continência, com votos de que tenha muitos sucessos e alegrias nessa nova fase da vida, junto a sua querida família!

Tenha a certeza de que o CMPA e a AACV estarão sempre - e com muito carinho - de portas abertas para o senhor!

Brasil acima de tudo!