Associação dos Amigos do Casarão da Várzea • Associação de Pais e Mestres do Colégio Militar de Porto Alegre
Slider
Slider

Diretoria

A Diretoria é o grupo responsável pela gestão máxima da Associação, e é formada por 11 membros, todos voluntários e não remunerados. Os 11 cargos dividem-se entre eleitos e indicados, e cada um deles possui função definida. Veja abaixo.

Cargos eleitos em Assembleia Geral Ordinária


A cada dois anos, a assembleia anual dedicada à prestação de contas da AACV-APM/CMPA também é acompanhada do processo eleitoral que define quem ocupará os cargos de Presidente e Vice-Presidente pelo próximo biênio. A eleição, assim como todas as assembleias, é anunciada com 8 dias de antecedência em jornal e ocorre em regime de voto secreto, normalmente no Salão Brasil do CMPA.

Mesa da Assembleia Geral Ordinária de 2019

Fila para votação na Assembleia Geral Ordinária de 2019

Presidente

Além de ser o cargo máximo da Diretoria, é também o representante judicial e extrajudicial da Associação, e todos os procedimentos e operações da Associação devem passar por sua aprovação. Como líder da Diretoria, é sua responsabilidade elaborar os planos de gestão da AACV, bem como indicar sete dos outros nove membros que o auxiliarão.

Vice-Presidente

Tem como função auxiliar o Presidente em todas as suas funções, e deve substituí-lo em suas atribuições em caso de impedimento - momentâneo ou permanente - deste.

Cargos indicados pelo Presidente da AACV-APM/CMPA


Cada membro indicado pelo Presidente possui atribuições específicas dentro da Administração da AACV, que vão desde funções jurídicas e administrativas até a gestão total de grupos resguardados pela Associação.

1º Secretário

É o responsável pela custódia dos documentos, livros e arquivos da Associação, além de ser o redator oficial de cartas e atas, o coordenador das atividades da Secretaria e o substituto do Vice-Presidente, quando impedido.

2º Secretário

Auxilia e substitui - em caso de impedimento - o 1º Secretário, e também é o responsável por manter o controle do quadro nominal dos integrantes da Diretoria, do Conselho Consultivo-Deliberativo e da Comissão Fiscal. Nas assembleias, é encarregado de controlar as presenças.

1º Tesoureiro

Além de custodiar os bens e os valores da AACV, o 1º Tesoureiro também deve manter sob seu controle todas as movimentações financeiras da organização, e deve apresentar ao Presidente a prestação de contas mensal.

Diretor de Assuntos Assistenciais

É encarregado da administração das atividades de apoio social da AACV, complementares às já desenvolvidas pelo Colégio. Inclui, por exemplo, a liderança do Grupo de Mães Voluntárias.

Diretor Social

Suas atribuições são relacionadas às atividades sociais da Associação, pois está encarregado da comunicação social, divulgação, busca por cobertura de imprensa e sugestões relativas a elas.

Diretor de Assuntos Culturais

Similar ao Diretor Social, porém para atividades culturais e artísticas promovidas pela AACV.

Diretor de Assuntos Esportivos

Similar ao Diretor Social e ao Diretor de Assuntos Culturais, porém para atividades esportivas promovidas pela AACV.

Cargos indicados pelo Comandante do CMPA


De modo a unir os trabalhos da Diretoria da AACV-APM e da Direção do CMPA, bem como permitir ao Colégio um acompanhamento mais próximo e transparente das atividades da Associação, é definido pelo Estatuto que o Comandante do Colégio Militar de Porto Alegre tem o poder de indicar quem ocupará os cargos de 2º Tesoureiro e de Diretor de Assuntos Estudantis.

2º Tesoureiro

Além de auxiliar e de substituir - em caso de impedimento - o 1º Tesoureiro, também é encarregado de controlar as movimentações financeiras relativas à recolha e distribuição dos 30% da QME à APM e de assessorar o Diretor de Assuntos Estudantis na gestão dos recursos destinados às associações estudantis do Colégio.

Diretor de Assuntos Estudantis

Tem como função apoiar as atividades desenvolvidas pelas associações estudantis, gerenciando, junto a elas, as verbas destinadas, além de manter contato com a Diretoria do CMPA para a tomada de decisões em assuntos ligados a elas.

Membros da Diretoria

Marcelo Dutra de Oliveira
Presidente

Raphael de Ortiz Sant'Anna
Vice-Presidente

Luiz Fernando V. Noronha
1º Secretário

Henrique Ribeiro Rhoden
2º Secretário

Sandra Heidrich Pezzi
1ª Tesoureira

(aguardando indicação)
2º Tesoureiro

Carmem Noronha
Dir. de Assuntos Assistenciais

Kelly Garcia Maria
Dir. Social

(aguardando indicação)
Dir. de Assuntos Culturais

(aguardando indicação)
Dir. de Assuntos Esportivos

Luiz Carlos G. Saldanha Jr.
Dir. de Assuntos Estudantis