Associação dos Amigos do Casarão da Várzea • Associação de Pais e Mestres do Colégio Militar de Porto Alegre
Slider
Slider

História

A ideia de uma organização que congregasse pessoas ligadas ao Colégio Militar de Porto Alegre é antiga. Desde a época em que o CMPA ainda era a Escola Preparatória de Porto Alegre (EPPA), já havia notícias de uma associação que reunia ex-alunos da instituição, mas que não tinha sobrevivido para a posteridade. Uma tentativa de reavivamento do projeto viria a acontecer em 1993, porém sua consolidação se daria apenas em 1995, quando finalmente ocorreu a reunião que marcaria a fundação da Associação dos Amigos do Casarão da Várzea.

Reunião de Criação da AACV


Após assumir a função de Comandante do Colégio Militar de Porto Alegre em 1994, o Coronel de Cavalaria José Eurico de Andrade Neves Pinto sensibilizou-se pela ideia da criação da Associação e encabeçou o projeto, juntamente aos coronéis Bayard Ottoni Outeiral, Neri Pacheco Prates, Edmundo Valeriano dos Santos e Ivo Benfato. No dia 16 de outubro de 1995 aconteceu a primeira reunião da Diretoria Provisória, presidida pelo Comandante do CMPA nas dependências do Salão Nobre e presenciada pelos ex-alunos Gen Rosalino Cangia, Cel Jose Pereira Guimarães, Cel Sidney Charles Day, Cel Hélio Loro Orlandi e TC Péricles Arocha da Cunha, além dos coordenadores do projeto já mencionados.

Reunião de fundação em 16 de outubro de 1995

O evento resultou na criação definitiva da AACV, e sua data é considerada a fundação oficial da Associação, sendo comemorada anualmente como aniversário da instituição. A iniciativa seguiu a ideia das "Entidades Apensas aos Colégios Militares", proposta em ofícios do DEP e da DEPA com o objetivo de orientar a criação de organizações ligadas aos colégios militares que pudessem prestar a auxílios a eles em áreas nas quais fossem limitados pela legislação vigente.

Primeiros Anos


Em 1996, no dia do aniversário do CMPA, ocorreu a eleição que empossou a primeira diretoria da Associação. Assim, sob a gestão do então Presidente Cel Bayard e, após o infeliz falecimento deste, do Cel Erildo Simeão Camargo Lemos, em 11 de julho do mesmo ano, a Associação passou a funcionar no andar térreo da Biblioteca do CMPA, onde hoje está localizado o cyber. No ano 2000 a AACV foi deslocada para o local onde hoje está.

Já no mandato da primeira diretoria, houve árduo trabalho de captação de sócios, ao passo que a AACV já protagonizava apoios financeiros a projetos sociais e culturais do Colégio. Junto a isto, ainda foi criado o Clube de Mães Voluntárias, inspirado nos trabalhos da conhecida Tia Clara, bibliotecária do CMPA que ganhou grande notoriedade por seu trabalho de recolher doações de uniformes e livros usados de antigos alunos e, após reparos, de distribui-los a alunos necessitados.

Antigos Presidentes

Mário Gilberto da Silva Lescano
2011 - 2019

Raul Fernando Meneguetti Regadas
2009 - 2011

José Eurico de Andrade Neves Pinto
2009 - 2009

Júlio César Meyer Bandeira
2005 - 2009

Deoclécio José de Souza
2003 - 2005

Raul Fernando Meneguetti Regadas
2000 - 2003

Gilberto Machado da Rosa
1999 - 2000

Erildo Simeão Camargo Lemos
1997 - 1999

Bayard Ottoni Outeiral
1996 - 1997