Associação dos Amigos do Casarão da Várzea • Associação de Pais e Mestres do Colégio Militar de Porto Alegre
Slider
Slider

Sociedade Esportiva e Literária

A Sociedade Esportiva e Literária (SEL) é o grêmio estudantil do CMPA, formado por uma equipe de alunos - eleita anualmente - e por professores responsáveis pela orientação do grupo. A SEL é resguardada pelo Regimento Interno da AACV, e é responsável por inúmeras iniciativas sociais, culturais e esportivas realizada em nome do corpo discente do Colégio.

Dos valores doados à Associação de Pais e Mestres, até 30% é destinado diretamente às atividades da SEL, dos clubes e dos grêmios.

História da SEL


No dia 11 de junho de 1912, a entidade foi fundada com o nome de Sociedade Cívica e Literária. O início de suas atividades se deu, porém, somente no dia 07 de setembro daquele ano.

Esse nome permaneceu até o ano de 1940, quando foi alterado para Sociedade Esportiva e Literária (SEL). Os motivos da mudança foram publicados na Revista Hyloea daquele ano:

"Em virtude de um acréscimo em suas finalidades e tendo em vista que o nome de uma sociedade deve expressar, em síntese, ao que ela se destina, resolveu a Assembleia Geral reunida em 10 de setembro findo, aprovar os novos estatutos nos quais mudou-se o nome de então para o de Sociedade Esportiva e Literária."

Nessa época, o Velho Casarão da Várzea já sediava, há um ano, a Escola Preparatória de Cadetes que, dois anos após, seria renomeada como Escola Preparatória de Porto Alegre.

No ano de 1953, a entidade trocou de nome, transformando-se em Sociedade Pré-Acadêmica Militar (SPAM). Isso foi feito para ajustar sua denominação à de sua congênere na Academia Militar das Agulhas Negras, que se chamava Sociedade Acadêmica Militar (SAM).

Com o retorno do CMPA, voltou também a SEL, que permanece até hoje. Nesse ano de 1962, a primeira diretoria tomou posse no dia 24 de maio, sob a presidência do aluno Otelo José da Costa Ortiga. A partir do início do Séc. XXI, a SEL passou a ter um auto apelido, escolhido por seus integrantes quando da campanha eleitoral: "SEL dos 100 Anos", "SEL Dinâmica", "SEL Qualidade e Inovação" e vários outros.

Grêmios


Os grêmios são associações estudantis internas ao Colégio - temáticas às diferentes armas, quadros e serviços das forças armadas brasileiras. Os alunos membros destes grêmios participam de variadas atividades relacionadas à temática dele, como passeios, visitas a instalações militares e práticas alusivas às atividades destes setores militares.

Os alunos participantes utilizam insígnias do seu grêmio no uniforme, e a maioria dos grêmios tem seu próprio destacamento dentro do Batalhão Escolar nas formaturas gerais.

Grêmio da Infantaria em formatura geral no CMPA

Clubes


Os clubes reúnem alunos em diferentes tipos de atividades esportivas e culturais extracurriculares. Através deles, os alunos podem manter rotinas de práticas nestas atividades, participar de competições e inclusive obter bonificações em sua nota por sua participação destacada no clube (isto também ocorre com para os grêmios).

O CMPA tem um longo histórico de destaque em competições e eventos nos quais seus alunos participam, dentro e fora de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

Sessão durante a MundoCMPA em 2016 - modelo de Nações Unidas organizado pelo Clube de Relações Internacionais do CMPA